Normalmente quando ouvimos a palavra coração temos em mente que se trata do centro da vida que faz o corpo humano funcionar através da irrigação do sangue para todas as células. O coração Mariano tem ainda um significado imensamente maior porque acolheu os desígnios de Deus quando o Anjo disse-lhes: “Não temais, eis que vos anuncio uma Boa-Nova que será alegria para todo o povo…”. (Lc 2,10)

Maria uma jovem de coração puro foi obediente e trouxe a vida humana o único Filho de Deus, Jesus Cristo. Esta atitude foi de quem tem um coração que não se pode medir a largura, a altura e o comprimento, pois assumiu a condição de mãe de todos os filhos de Deus. Este imenso coração tem ao longo dos séculos sido reverenciado como o puro amor de mãe que é gratuito e fraterno.

O coração Mariano é para todos nós a referencia do amor de Deus. Este amor que está plasmado no coração de cada ser humano e que temos que tomar posse a cada dia.

Maria guardava tudo no coração porque estava plena do Espírito Santo e foi sacrário vivo quando visitou Isabel sua prima. Ela também foi perseguida porque carregava, inicialmente, no seio e depois o menino para longe dos perseguidores implacáveis que desejavam exterminar o Filho de Deus.

O guardar no coração tem um significado especial porque um coração convertido exala o odor de Deus que atinge a imensidão dos seus filhos através do carinho, da caridade, do querer bem e do desejar bem a todos.

É através do coração que se identifica o inicio da vida de uma pessoa que o acompanhara no restante do tempo em que viver, pois Vida é Missão. Aparentemente é tão minúscula em tamanho, mas imensamente grande em generosidade. A Missão todos nós temos porque é desígnio de Deus quando fomos consagrados no Batismo como sacerdote, profeta e rei.

Finalmente, somos criados para sermos santos e isto está diretamente associado como vamos cultivando o processo de conversão do coração. Um coração convertido reflete a face de Jesus Cristo diante de todas as situações, quer seja de alegria como daquelas de sofrimento do ser humano. Muitas vezes não entendemos porque somos chamados em determinada missão, mas Deus tem muito claro o que deseja de cada um de nós enquanto peregrinamos por esta terra. Assim como Maria que foi visitada pelo Anjo Gabriel nós também somos visitados e alertados para ter um coração aconchegante e acolhedor diante da Missão confiada por Deus.

Diácono Moacyr Doretto – Diretor Espiritual da Comunidade Missão Filhos de Maria.