“Vigiai e orai para não cairdes em tentação” (Mt 26,41). Com esse versículo podemos perceber o quão importante é a oração. Não é possível vencer as tentações se não temos uma vida de total união com Deus, porque Jesus mesmo nos promete que tudo receberemos se em oração nós pedirmos “e tudo o que pedires em oração vós recebereis” (Mt 21,22).

São Paulo em sua carta aos Tessalonicenses nos exorta a rezar sem cessar (1Ts 5,17), pois não devemos viver como pagãos que não conhecem a Deus, nós o conhecemos e por isso que devemos rezar e esperar Dele a sua graça.

A oração nos livra do perigo ela é a lâmpada para nossos pés e luz para nosso caminho (Sl 119,105), é ela que nos livra do laço do caçador e da peste perniciosa (Sl 91), devemos rezar sem cessar, pois “ o vosso inimigo o Diabo anda como um leão a rugir procurando a quem devorar, resisti-lhe firmes na fé ( 1Pd 5, 8).

Muito mais do que nossa vida estar cheia de oração, devemos encher nossa oração de vida. Como disse uma vez Santa Tereza, que uma oração fervorosa é capaz de converter muitas mais almas do que muitas horas de oração sem fervor (Cf. A Alma Eucarística), como por exemplo um Santa Teresinha do Menino Jesus, dai-me uma alma capaz de rezar 15 minutos por dia na frente do Santíssimo e eu vos darei o céu (Idem).Mas quem é o modelo perfeito de oração, que devemos seguir?

A resposta é simples, Jesus. Ora, foi para isso também que ele se encarnou para ser para nós modelo de santidade, não foi alguém que só ordenou (se bem que ele bem poderia fazê-lo), mas ele demostrou com o exemplo. O evangelista Lucas nos apresenta muito esse exemplo de oração de nosso senhor (Lc 5,16, 6,12, 9,18-28, 11,1).

Portanto, meus irmãos orai sem cessar, significa que em tudo que vamos realizar, devemos unir nosso coração ao coração de Deus e tirar desse coração força necessária para seguir a caminhada, união e força que só conseguimos mediante a oração

Marcio Leandro de Morais Gonçalves, é seminarista da Diocese de Umuarama – Pr.