Será mesmo que não sei me perdoar?

Esta é uma pergunta muito comum entre as pessoas que fazem a caminhada espiritual. Por um lado, parece que não é muito fácil de saber se perdoei ou se concedi o perdão àquela pessoa que de alguma forma me ofendeu mesmo ela não tendo consciência de tal ofensa. De outro lado, o perdão pode ter acontecido quando me lembro de tal situação e não mais me provoca dor ou sentimento de revolta interior. Um indicativo de que ainda não perdoei é a lembrança do fato com rancor no coração e com desejo de vingança.

É importante ter conhecimento de que cada pessoa trás dentro de si a tendência ao pecado, mas isto não é o fim, pois Jesus Cristo, nosso Salvador, deixou para nós o sacramento da penitencia justamente para conceder o perdão dos pecados. O próprio Jesus, na cruz, disse “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23,34).

Diante de uma situação de pecado por mim cometido o que fazer? Inicialmente, o pecado vai aos poucos me incomodando internamente até o ponto de me recordar dele em vários momentos do dia. Isto incomoda tanto que vai aos poucos encobrindo o brilho da graça de Deus na minha vida e as consequências são muito desastrosas a ponto de me afastar do sagrado e esfriamento na fé através da dúvida da graça divina.

Despertado de que transgredi a lei divina, a primeira atitude é reconhecer que de fato cometi o pecado. A segunda atitude é aceitar que fui eu mesmo que deixei me levar pela tentação do pecado.

A terceira é pedir ou conceder o perdão. E finalmente, prometer fazer um esforço pessoal de que não mais vou me deixar cair nas armadilhas da tentação. É fato real que na atualidade a internet tem sido um dos meios utilizado para difundir as tentações através de imagens e sons. Deve ficar bem claro que a internet é muito útil para a comunicação da humanidade, mas nem sempre tem sido utilizada para tal finalidade.

Finalmente, não se trata de “eu não sei me perdoar”, pois aqui não é o caso de saber teoricamente, mas de praticar a atitude de perdoar ou conceder o perdão. Uma pessoa pode até ter muito conhecimento sobre o perdão, ou seja, o que é, suas formas mais frequentes, suas consequências e até as graças do perdão, mas o que vale na vida é a prática real de perdoar quer seja ela mesma ou outra pessoa.

O perdão exige um esforço pessoal de quem já conhece a Palavra de Deus, pois não se trata de enganar Deus porque Ele está em nós e nos acompanha em todos os momentos da vida. Louvado seja Deus pela nossa iniciativa de pedir e conceder o perdão porque assim estaremos sempre aptos à graça divina na nossa vida.

Moacyr Doretto, é diretor Espiritual da Comunidade Missão Filhos de Maria e Diácono permanente na Arquidiocese de Londrina.