Caríssimos, filhos e filhas, de Deus muito amado. Estamos hoje celebrando o inicio da Quarema, nesta quarta-feira de cinzas. Dia de penitência e abstinência de carne. Hoje também a Igreja do Brasil, inclui neste tempo de quaresma a Campanha da Fraternidade. Cujo o tema é: Fraternidade e diálogo: compromisso de amor. E lema é: “Cristo é a nossa Paz: do que era dividido, fez uma unidade” Ef, 2,14ª.

Começamos hoje, o nosso caminhar, o nosso retiro para a Páscoa do Senhor, a nossa Páscoa. E para realizar este caminho, devemos nos colocar à disposição de uma sincera e profunda conversão. E arrepender de coração de nossos muitos pecados que temos e que cometemos.
Para este desafio, somente a conversão será a resposta para nossa vida cristã.


Hoje o profeta Joel, nos convida a rasgar nosso coração e não nossa veste. Voltai para o Senhor, ele é bom, cheio de amor e compaixão. É paciente e misericordioso, se estamos arrependidos, ele nos perdoa, porque nos ama.
Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos, eu reconheço minha culpa. Tende piedade de mim. Canta o Salmo 50/51.
Paulo Apóstolo aos Corintos, insiste para mim, para você; Reconciliai-vos com Deus. É agora o tempo favorável. Hoje, mude o seu coração, Deus te ama e quer sua salvação.

Façam estes exercícios quaresmais, a esmola, o jejum e a oração. E o teu Pai que está escondido, te dará a recompensa. Ajude o teu próximo com a esmola, de aos vicentinos, não o que está sobrando, mas partilhe o teu pão. Não tenha nada de supérfluo. Que o teu jejum e a tua mortificação, seja em beneficio do pobre, daquele que não tem nada.


Reze por você e pelos seus irmãos na fé. Lembrem deles.
No livro de Sabedoria 11,24-27, da antífona de entrada, desta Missa, vai nos dizer: ” Ó Deus, vós tendes compaixão de todos e nada, do que criastes desprezais: perdoai nossos pecados pela penitência, porque sois o Senhor nosso Deus”.

Pe. Antonio Golfeti – Pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua. Arquidiocese de Londrina, Pr.