A princípio o título em forma de pergunta tem a intenção de nos fazer pensar. Talvez sem sucesso, já que você passou por ele e veio direto para o restante do texto. Bom, nesse momento você para. Olha em volta e pensa: “não, o titulo não me faz pensar, é só uma pergunta, para chamar a atenção e não para ser respondida. Por que o titulo me faria pensar?” Pois bem, é uma pergunta que nós fugimos de responder, fugimos da resposta, fugimos porque temos medo de não gostar da resposta, de não suportar ela.

O fato é que Deus nos ama e vemos isso em João 3, 16 onde está escrito “Com efeito, Deus tanto amou o mundo que lhe deu seu Filho unigênito, para que não morra quem nele crê, mas tenha a vida eterna”. Um versículo seria o suficiente para saber isso e crer nesse amor, mas Ele insiste em expressar mais esse amor como em Efésio 2, 4-5 “Mas Deus, que é rico em misericórdia, movido pelo grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos por causa de nossos pecados, nos fez reviver com Cristo. É por graça que fostes salvos!”,

Uau! Esse é forte, porque além de saber desse amor, também somos contemplados no conhecimento de sua misericórdia. Se houvesse somente essas duas pequenas citações da bíblia, elas já seriam o suficiente em expressar esse amor por nós. Mas ainda sim Ele fala e ensina em 1 João 4, 19 “Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro.” Só amamos porque Ele nos amou, e essa declaração de amor por nós ocorre em vários outros versículos de toda narrativa bíblica, então se é tão explicito essa amor dEle por nós, por que temos medo?

O medo vem da incerteza, às vezes por falta de fé, ou talvez daquele pecado recorrente, aquele que voltamos a cair nele, ou talvez seja pela desobediência ao proposto, mas quando somos convidados a sentir o amor de Deus, nasce em nós uma vontade de conhecê-lo melhor e ao se aproximar mais dEle, mais sentimos O seu amor. E essa aproximação gera em nós liberdade, gera paz, gera serviço. Calma, gera serviço? Como assim? Isso mesmo que leu, gera serviço. Pois quando deixamos o amor de Deus nos invadir, estar à serviço dEle é sentir mais o amor de Deus.

Mas quando falhamos em servi-lo, geramos medo e esse sentimento é a porta de entrada para todos os outros sentimentos que nos afasta de Deus. Porque temos a sensação que estamos em dívida com Ele e de ser indigna de estar com Ele, de servir Ele. Porque Deus nos ama e não pede nada em troca, mas o amor dEle é tão profundo que nos impulsiona a nos doar a Ele. Então se Deus me ama como eu retribuo esse amor?

Eu já me fiz diversas vezes essa pergunta e talvez ainda não consiga expressar completamente a resposta, mas consigo testemunhar:

A um tempo, não muito distante por sinal, eu e minha família passamos por uma dificuldade financeira muito grande, não chegamos a passar fome, mas tivemos muito perto de faltar inclusive o pão de cada dia. Em uma conversa intima com um amigo, ele perguntou, “por que eu estava tão preocupada”, contei para ele algumas, bem pouco na verdade de minhas dificuldades, mas antes dessa conversa com esse amigo, durante a celebração da Santa Missa tinha rasgado meu coração a Jesus e contado para Ele todas as minhas dificuldades. Voltando a minha conversa, estávamos nesse momento desmontando um altar, que tínhamos feito para a celebração.

Esse amigo ouviu, e sorriu. Continuamos nosso servir e cada um foi para sua casa depois de finalizar. Horas depois, recebo uma ligação na qual estavam confirmando se estaria em minha casa tal hora e tal dia, respondi que sim e nesse dia recebi de Deus por meio do servir dos irmãos “o pão de cada dia”. Deus em sua misericórdia e amor por mim e minha família, saciou minha necessidade imediata. Com o passar do tempo, senti que essa ação me levou para mais próximo de Deus, me deixou mais suscetível ao Seu falar, as Suas inspirações e as Suas vontades.

Por favor, não entenda isso como vitimismo, pois na minha vida foi ação pura e poderosa de Deus, falar isso aqui é uma das coisas mais difíceis que estou fazendo, mas foi à única maneira que encontrei de mostrar, que às vezes pensamos ser pouco o que fazemos para Deus, mas aquele que nos ensinou a amar foi o primeiro a amar e esse amor transpassa o entendimento humano.

Aprendi com isso que posso retribuir esse amor com meu servir. Quando retribuímos esse amor com serviço, obediência, oração, coração repleto de amor, entre outras coisas que Deus nos inspira. Quando nos dispomos a servir, seja sendo consagrado de alguma comunidade, seja sendo servo em algum movimento, seja sendo agente de pastoral, nós nos permitimos que o nosso servir manifeste o amor dEle em mim e se espalhe aos outros.

O servir em Deus também gera obediência, pois quando servimos somos reflexo direto do seu amor. Ser esse reflexo dEle é ser reflexo e semelhança, sendo Ele amor e perfeição, somos reflexo do amor e da perfeição. Seguir Ele é natural e sendo natural obedecer é simples! Servir a Deus em obediência gera em nós oração, seja essa oração em forma de louvor ou contemplativa ou até mesmo apelativa.

Oração, serviço e obediência são sinais profundos de amor para com Deus. Esse amor manifestado por meio dEle é derramado em nós por sua infinita misericórdia. Retribuir o amor de Deus é ato de louvor em contemplação ao seu amor. Se Deus me ama eu retribuo com o meu servir, com minha vida, com a espera de suas vontades! Que Deus em sua infinita misericórdia e amor derramado em seu peito o mais profundo e puro amor, que Ele te abençoe e guarde.