Estamos iniciando a Semana Santa, a semana maior para todo Cristão, porque encontramos a redenção maior para todos nós seus filhos, e grande e nos olhos e devoção também se volta para Nossa Senhora das Dores, sua mãe Santíssima. Maria participou ativamente da redenção de Cristo, por isso queremos convidar para que durante essa semana possamos meditar as Dores de Maria, e crer em sua intercessão em nossas vidas.

Rezemos juntos:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.

Nossa proteção esta no nome do Senhor!

+ Que fez o céu e a terra

Ouvi Senhor a minha oração!

+ E chegue até vós o meu clamor

Meditemos juntos a primeira dor de Maria

A PROFECIA DE SIMEÃO

“Simeão os abençoou e disse a Maria, sua mãe: Eis que este menino está destinado a ser ocasião de queda e elevação de muitos em Israel e sinal de contradição. Quanto a ti, uma espada te transpassará a alma.” Lucas 2,34-35.

O sacerdote do Templo aguardava pelo dia que seus olhos viriam a salvação dos povos. Acabado os quarenta dias após o nascimento de Jesus, Maria e José se dirigem ao Templo para apresentar o menino, conforme tradição cultural da época e quão grande seria a surpresa da virgem ao ouvir Simeão dizer que sua alma seria transpassada por uma espada de dor! Imagino que para a Mãe do Salvador tenha sido um choque. Era uma família pobre e humilde que faria uma oferta das mais simples neste dia.

“O menino destinado a ser ocasião de queda e elevação” era ainda um bebê nos braços da mãe que o consagrava a Deus naquele dia. E por que sinal de contradição? Maria estava então sendo iniciada nesse mistério profundo da redenção, associando-se aos cristãos e à sua obra para que cooperasse com Ele na salvação.

Sua morte de cruz era esse sinal. Todos os grandes ladrões e assassinos da época tinham a sina de serem condenados à morte de cruz, e Jesus teria essa condenação mesmo sendo Ele sem macha e sem pecado.

E hoje, quantas vezes vimos, presenciamos ou condenamos alguém de forma contraditória? Quantas vezes somos nós os condenados e feridos pela lança da injustiça e do pecado? Estamos inseridos nesse contexto de participantes da redenção e do plano salvífico?

‘Pedimos hoje a Virgem Maria mãe das dores, que nos ensine a santificar a nossa dor e que saibamos uni-la à Cruz de Cristo. Mãe de piedade e misericórdia, que acompanhaste o vosso Filho nesse caminho de redenção, ajude-nos a entendermos as nossas dores e angústias e leva-as ao Teu Filho por sua intercessão’.

Nossa Senhora das Dores – Rogai por nós!

Rezemos o Santo Terço de Nossa Senhora das Dores.