O extraordinário no ordinário da vida†

Santo Agostinho nos deixou como herança espiritual muitas coisas, porém confesso que essa frase resume o essencial na vida de qualquer cristão: “Ame e faça o que quiser”. Comecemos essa reflexão com essas duas perguntas: Eu sei o que significa, de fato, o verbo AMAR? Como tenho tentado conjugar esse verbo na minha vida?

Perdemo-nos em meio a tantas coisas para fazer, tantos projetos, tantas informações que chegam, e independentemente se são verdadeiras ou não, muitas vezes, perdemos facilmente a paz interior e mais ainda a direção. A busca por viver experiências extraordinárias nos leva a perder, às vezes, a graça da contemplação no ordinário da vida.

A vida é simples

Infelizmente, até mesmo para amar achamos que se faz necessário grandes ações, presentes caros, lindas palavras, mas nada como o simples fato daquilo que se apresenta na minha vida hoje, com aqueles que estão ao meu lado, de tentar me superar, ir além das minhas dificuldades, lançando-me no que em mim é autêntico praticar o amor nas realidades mais simples da minha vida.

Escrevendo esse texto, sou o primeiro a me questionar e perceber que lavando uma louça, limpando a minha casa, cuidando da minha família, fazendo uma ligação a quem está distante e talvez necessitado, exerço a graça do extraordinário que se manifesta na simplicidade.

“O verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). Deus é amor e se faz presente em cada ação que pratico com amor, tudo o que vai muito além do sentimento, e que se encarna, muitas vezes, em um ser repleto de limitações, porém, aberto para que o amor se manifeste.

Rastros de Céu

“Compreendi que o amor englobava todas as vocações, que o amor era tudo.” Santa Teresinha entendeu, desde muito cedo em sua vida, que não eram necessárias grandes coisas para mudar o mundo ao seu redor. O amor, quando vivido de forma autêntica, deixa por onde passa rastros de céu, rastros de eternidade que saciam a fome e sede que tantas pessoas nas ruas, em nossas casas, trazem em si.

Não sei o que você está vivendo neste momento, se está trabalhando em casa, se está desempregado, com alguma enfermidade, sem esperança. Pare agora mesmo, pense um pouco na sua vida e deixe-se ser contagiado novamente pela alegria da vida, da esperança, do amor que vai muito além das palavras. A sua vida, por mais simples que seja, com todas as situações de luz ou de trevas, pode revelar uma graça extraordinária.

Se não sabe o que fazer a partir da leitura deste texto, eu lhe deixo uma dica: ore e peça a Deus a graça de crescer na intimidade com Ele, e através dessa intimidade mudar o mundo ao seu redor.

Ame e faça o que quiser!

Este artigo foi originalmente publicado em Canção Nova, acesso em 05/07/22.