Esta festa, já era celebrada desde o século XI, esta solenidade se insere no contexto da Advento-Natal, unindo a espera messiânica e o retorno glorioso de Cristo com a admirável memória da Mãe.

Em tal sentido este período litúrgico deve ser considerado um tempo particularmente oportuno para o culto da Mãe do Senhor (cf. Paulo VI, Marialis Cultis,4). Maria é a toda santa, pelo Espírito Santo como que plasmada e feita nova criatura (Lumen Gentium 56).

O dogma da Imaculada Conceição foi proclamado pelo Papa Pio IX em 1854. O profeta Isaias 61, 10 nos escreve:

“Com grande alegria rejubilo me no Senhor, e minha alma exultará no meu Deus, pois me revestiu de justiça e salvação, como a noiva ornada de suas joias”.

Deus Pai, que preparou uma habitação digna, para seu Filho vir ao mundo. Escolheu Maria, sem pecado, antes, durante e depois do parto. Ela, Maria, é a nova Eva. Eva foi fraca, se deixou contaminar pelo pecado. Maria venceu, não foi egoísta, soube perder se Filho para que Ele salvasse o mundo com sua gloriosa morte.

Deus o ressuscita e está presente em nosso meio. Cantemos ao Senhor seus prodígios, que fez em nosso favor. É o vitorioso, nos também o seremos, basta ouvi-lo e por em prática seus ensinamentos. Agora Jesus seu Filho amado, quem nos fala e exige um seguimento a Ele.

Se o pecado entrou no mundo, por Adão e Eva, a graça e a salvação veio por Jesus, o novo Adão, gerado por Maria, a nova Eva. Cristo nos escolheu antes da fundação do mundo, nos diz o Apostolo Paulo em Éfeso 1.


O Evangelista João, nos dá está boa notícia:” “No princípio, no início, a Palavra=Jesus, estava no mundo…” Deus e o Homem, são inseparáveis.
Toda esta solenidade, é por causa, única e exclusiva de Jesus Cristo, Deus encarnado feito homem.

Para que tudo isso fosse realidade, Deus chamou Maria da cidadezinha Nazaré, para ser a Mãe de seu Filho nosso redentor e salvador. Ela aceita, confiando em Deus, por isso se torna a Cheia de Graça, a Assunta aos Céus, a Imaculada Conceição.
Sejamos fieis como Maria!

Pe. Antonio Golfeti – Pároco das Paróquias Santo Antônio de Pádua e Nossa Senhora de Fátima em Londrina – Pr.